O ASA a um passo da Copa do Brasil de 2015

            No mês de Abril deste ano, após o término dos campeonatos estaduais, fizemos uma simulação do ranking nacional de clubes, em conformidade com os critérios da CBF, na qual o ASA aparecia na 31ª posição. Naquela oportunidade as competições nacionais ainda não tinham iniciado.

 

            Refizemos os cálculos agora, incluindo algumas competições disputadas neste ano de 2014: as Séries C e D do Brasileirão e a Copa do Brasil, obviamente sem considerar as pontuações dos clubes finalistas dos mencionados certames ainda em disputa.

 

            Nesse novo cálculo não inserimos também a pontuação das Séries A e B deste ano, por também estarem inconclusas, contudo, já é possível anteciparmos que, o ASA gigante disputará a Copa do Brasil de 2015 se o São Paulo OU o Corinthians participarem da próxima Copa Libertadores.

 

            Como é sabido, dez clubes disputam a Copa do Brasil pelo Ranking Nacional da CBF, caso não tenham conseguido a sua classificação pelos campeonatos estaduais OU como participantes da Copa Libertadores da América. Nesse sentido, as equipes a seguir estão à frente do ASA na fila desse acesso. São elas:

 

  1. Corinthians
  2. Botafogo/RJ
  3. São Paulo
  4. Ponte Preta
  5. Portuguesa
  6. ABC
  7. Avaí
  8. Criciúma
  9. Bragantino
  10. Paraná
  11. ASA

 

Clube que poderia alcançar o ASA por estar na Série B

 

Santa Cruz – Precisaria terminar a Série B em 3° lugar para superar a pontuação do ASA no ranking. Ocupa atualmente a 7ª colocação (com 52 pontos ganhos). O Vasco da Gama é o 3° lugar com 59 pontos ganhos. 

     

            Os clubes, logo abaixo do ASA nesse ranking provisório, mesmo ainda faltando computar a pontuação da Série B de 2014, não ameaçam a posição do alvinegro no ranking matematicamente (casos do Boa Esporte, Vila Nova, Oeste e Icasa) ou por já estarem na Copa do Brasil via campeonatos estaduais (casos de América/MG, Joinville, Sampaio Correia e Chapecoense).

 

            Graças ao rebaixamento alvinegro para a Série C, em 2013, o clube deverá perder cinco posições no Ranking Nacional de Clubes da CBF este ano, caindo do 31° para o 36° lugar. Deverá ser superado por: América/MG, Bragantino, Paraná, Joinville e Chapecoense. O CRB deverá cair três posições. Do 49° para o 52° lugar.

 

O ranking alagoano em 2014 deverá ser o seguinte:

 

1°) ASA (36° nacional com 3.870 pontos);

2°) CRB (52° nacional com 2.792 pontos);

3°) Santa Rita (69° nacional com 1.000 pontos);

4°) CSA (78° nacional com 686 pontos);

5°) Coruripe (104° nacional com 454 pontos);

6°) Murici (217° nacional com 50 pontos) e

7°) Corinthians (224° nacional com 25 pontos).

 

            O alvinegro arapiraquense vem de uma sequência de cinco anos ininterruptos na Copa do Brasil – de 2009 a 2013. Antes tinha disputado as edições de 2001, 2002, 2004 e 2006, ou seja, o ASA em 2015 estará disputando pela décima vez essa competição.

 

            Que a nova diretoria consiga formar um grande time para conquistar o título estadual; o acesso à Série B e realizar uma grande campanha na Copa do Brasil da próxima temporada e, dessa forma, o ASA gigante continuar trilhando o caminho das conquistas, como aprendeu a fazê-lo, após o ano de 2000.

 

            Vamos à luta, alvinegros!