O ASA na Copa do Brasil de 2015

20/04/2014 22:03

Se Alagoas contou neste ano com quatro participantes na Copa do Brasil foi graças à posição privilegiada do ASA no Ranking Nacional de Clubes da CBF, no qual ocupa atualmente a honrosa 31ª posição e esse fato é pioneiro na história do futebol alagoano.

 

Lá no mês de Maio de 2013, este blog já tinha “cantado a pedra”. Dávamos como favas contadas a participação alvinegra na Copa do Brasil de 2014. A matemática e os regulamentos permitem simulações, que deram margens seguras à tal afirmação.

 

Agora, concluída a participação do ASA no campeonato estadual já é possível realizarmos novas simulações, quanto à participação do time de Arapiraca na Copa do Brasil de 2015, uma competição que assegura atrativos dividendos aos clubes.

 

Não tivesse ocorrido o rebaixamento do ASA para a Série C, seguramente Alagoas teria novamente os quatro clubes nesta que é a competição mais democrática do futebol brasileiro. Inobstante, ainda há esperanças reais de classificação.

 

Calculando o Ranking de Clubes da CBF para 2015, obviamente, sem inserir ainda as competições em disputa neste ano, algumas sequer começaram, mas dá para termos um retrato provisório.

 

Nesse cálculo estão incluídos todos os campeonatos que pontuam para o ranking dos anos de 2010 a 2013, faltando, como dito antes, as competições de 2014.

 

Como é do conhecimento geral, dez clubes entram na Copa do Brasil pelo Ranking Nacional de Clubes da CBF. Vejamos como está essa “fila de acesso” para a competição, baseada nos cálculos supracitados (repito, faltando os dados de 2014):

 

Clubes candidatos, pelo ranking, para a Copa do Brasil de 2015 em ordem de pontuação.

1

Corinthians

9.880

2

São Paulo

8.758

3

Botafogo

7.582

4

Ponte Preta

4.890

5

Portuguesa

4.842

6

Avaí

4.364

7

Criciúma

4.060

8

Paraná

3.130

9

ABC

3.066

10

ASA

2.970

11

Guarani/SP

2.882

12

Bragantino

2.720

13

São Caetano

2.536

14

Guaratinguetá

1.844

15

Paysandu

2.574

16

Icasa

2.288

17

Santa Cruz/PE

2.002

 

AMEAÇAS

 

BRAGANTINO – o clube paulista vai superar o ASA no ranking por estar na Série B, que pontua o dobro da Série C. O alvinegro arapiraquense teria de fazer uma campanha histórica na Copa do Brasil de 2014 e torcer ainda para o time de Bragança ficar nas últimas posições na Série B. Em resumo, o ASA na realidade já perde uma posição para o Bragantino e, assim, ficaria de fora da Copa do Brasil de 2015 (11ª posição da fila acima).

 

GUARANI/SP – o bugre campineiro tem 88 pontos a menos do que o ASA. Se computarmos para o alvinegro os 250 pontos já conquistados na Copa do Brasil e os 125 pontos do Guarani na mesma competição (foi eliminado na 1ª fase), a vantagem passa para 213 pontos pró gigante alagoano. É uma substancial diferença, pois as duas equipes estarão na Série C, com as mesmas chances de pontuação no ranking. O time paulista só supera o ASA se for campeão da Série C e o ASA não for o vice; se for 2° colocado e o ASA chegar do 16° para baixo. Se o Guarani for 3° ou menos na tabela da Série C não supera o alvinegro no ranking da CBF.

 

PAYSANDU – o ASA tem 396 pontos de vantagem diante do time paraense. Nesse caso, só o Paysandu sendo campeão da Série C e o ASA não chegar entre os 13 primeiros colocados para o alvinegro perder essa posição, além disso, o Paysandu está nas semifinais do campeonato do seu Estado, passando às finais garante a vaga pelo outro critério e não concorre mais pelo ranking.

 

ICASA - o time cearense só em três situações supera o ASA no ranking. Se for campeão da Série B ultrapassa o alvinegro; se for vice, o ASA teria de chegar entre os sete primeiros da Série C para não perder posição e em caso de um 3° lugar do Icasa na Série B, bastaria ao ASA não ser rebaixado para a Série D para manter a dianteira. O Icasa ainda pode se classificar também pelo campeonato estadual, pois está em disputa direta com o Guarany de Sobral por essa vaga na Copa do Brasil de 2015 e aí não concorreria mais pelo ranking.

 

SANTA CRUZ – O ASA tem 1.115 pontos de vantagem para o time pernambucano, que ainda pode se classificar pelo campeonato estadual. Disputa a vaga com o Salgueiro. No primeiro jogo, fora de casa, empatou. Vencendo no Arruda, sai da disputa pelo ranking. Só supera o ASA no ranking se for campeão da Série B.

 

SÃO CAETANO – a vantagem do ASA aqui é de 684 pontos (considerando também os 250 pontos do alvinegro já garantidos na disputa da Copa do Brasil deste ano), ou seja, o time do ABC paulista não tem nenhuma condição de superar o ASA no ranking neste ano.

 

GUARATINGUETÁé a mesma situação do São Caetano. Não vai superar o ASA no ranking. Pusemos esses clubes nessa simulação apenas a título ilustrativo e para demonstrar que os demais logo abaixo não têm chances de se classificarem para a Copa do Brasil pelo ranking.

 

ESPERANÇAS

 

Como já sabemos que o Bragantino vai ultrapassar o ASA no ranking, resta à torcida alvinegra torcer para que um dos grandes clubes (Corinthians ou São Paulo ou Botafogo) se classifiquem não pelo ranking, mas sim por estarem na Taça Libertadores de 2015, o que não seria nada de extraordinário, considerando o poderio desses clubes, especialmente dos dois de São Paulo.

 

Diante da realidade dos números, o ASA tem amplas condições de se classificar para a Copa do Brasil de 2015. Não dá para cravar, como fizemos em Maio de 2013, quando asseguramos categoricamente a participação do ASA na Copa do Brasil deste ano, mas, diria que estamos com um pé lá, infelizmente na dependência do sucesso de Corinthians OU São Paulo OU Botafogo na Série A deste ano.

 

EU ACREDITO!!!