AMISTOSOS EM 1960

08/06/2015 14:42

AMISTOSOS DO ASA EM 1960

O ano de 1960 não foi dos melhores para a então Associação Sportiva Arapiraquense, que vivia uma crise de sustentabilidade. Uma matéria do Jornal de Alagoas estampava o título “O ASA precisando de ajuda”. No texto, a diretoria do alvinegro lastimava a falta de público nos jogos amistosos “caça níqueis”, promovidos justamente para arrecadação de divisas necessárias à sobrevivência do clube, já que não era costume da época os patrocínios empresariais, como se observa nos dias atuais.

Isso não impediu à diretoria de promover vários jogos amistosos no Estádio Coaracy da Mata Fonseca. No início daquele ano, o ASA realizou as seguintes partidas (não temos os detalhes, apenas os placares):

  • ASA    1   x    0   CSA
  • ASA    1   x    1   CRB
  • ASA    0   x    0   CRB
  • ASA    3   x    1   CRB
  • ASA    3   x    1   Ipanema(08/05/1960). O time de Santana do Ipanema era o tricampeão do interior naquele ano, porém o ASA não disputou esses torneios, restringindo-se apenas aos amistosos.

A derrota anterior do CSA por 1 x 0 e os bons resultados do ASA nos amistosos anteriores motivaram o time marujo a pedir a marcação desse jogo revanche, dessa vez, no Mutange.

DATA

CONFRONTO

ESTÁDIO

15/05/1960

Domingo

CSA

6x1

ASA

Mutange

Árbitro: Luiz Medeiros

Auxiliares: Aleixo e Vitorino.

Gols: Eromir (CSA) aos 11’, Clóvis (CSA) aos 17’, Nico (ASA, de pênalti), Santos (CSA) aos 35’ e Machado (CSA) no 1° tempo; Santos e Fausto (CSA) no 2° tempo.

CSA – Moacir (Casado); Gernan (Marcelo) e Paulo Santos; Paulo Patriota, Neném e Edil; Machado, Santos, Clóvis (Fausto), Biu Wilson e Eromir.

ASA – Geraldo I (Lu); Lourinha e Gena; Acebílio, Ceba (Carlito) e Orlando; Bagaceira, Panquela, Pilica, Geraldo II (Bala) e Nico.

Técnico: Juan Cely.

*** A derrota humilhante do ASA diante do CSA refletia bem o precário momento vivido pelo alvinegro arapiraquense, contudo, se queremos conhecer a história do nosso clube todos os fatos precisão ser noticiados e conhecidos pela torcida.

DATA

CONFRONTO

ESTÁDIO

03/07/1960

Domingo

ASA

2x0

CRB

Fumeirão

Árbitro: Benedito Loureiro.

Gols: Panquela aos 16’ do 1° tempo e Nico no 2° tempo.

ASA – Geraldo II; Carlito (Lula) e Gena; Ciro, Ceba e Orlando; Panquela, Bala, Pilica, Adão e Nico.

Técnico: Juan Cely.

CRB – Batista; Sucata (Otávio) e Zé Reis; Chita, Bernardo e Marreco; Airton (Aguiar), Edinho, Miro, Eraldo (Dedi) e Marcelo.

Técnico – Zequito Porto.

DATA

CONFRONTO

ESTÁDIO

28/08/1960

Domingo

ASA

3x0

Ferroviário

Fumeirão

Gols: Acebílio e Santos (2).

Obs.: O ASA jogou desfalcado de três dos seus melhores titulares por contusão: Generosa, Panquela e Pilica.

DATA

CONFRONTO

ESTÁDIO

07/09/1960

Quarta-Feira

CSA

3x0

ASA

Mutange

Árbitro: Agnaldo Ferreira

*** O amistoso foi em comemoração ao 47° aniversário de fundação do CSA.

DATA

CONFRONTO

ESTÁDIO

13/11/1960

Domingo

ASA

0x2

Capelense

Mutange

*** O Capelense era o campeão estadual, título conquistado em 1959 e liderava o Campeonato Alagoano de 1960, junto com o CSA.