Definições só na última rodada

14/04/2012 18:36
Apenas duas definições na conclusão da 8ª e penúltima rodada do 2° turno do campeonato alagoano de futebol, qual seja a classificação antecipada de CSA e ASA para o quadrangular decisivo.
Poder-se-ia incluir no rol da coisa definida até aqui, a impossibilidade matemática de o Coruripe se classificar para as finais. Já o CEO e o Penedense praticamente deram adeus às chances de irem aos jogos decisivos do 2° turno, pela diferença dos seus saldo de gols para o 4° colocado, o Sport Atalaia.
Nesse sentido, do 3° ao 7° colocado, todos têm chances matemáticas de terminarem entre os quatro primeiros nesta fase de classificação na última rodada, sábado, dia 21/04, às 15h15min. Então CSE, Sport Atalaia, CRB, Corinthians do Pilar e Murici estão rigorosamente no páreo.
Amanhã jogarão ASA contra Corinthians do Pilar no Fumeirão, às 16h00min. Certamente, esses times com chances de classificarão estarão na torcida pela vitória do alvinegro nessa partida.
Caso o ASA vença o Corinthians amanhã, manterá viva a esperança de conquista desta fase classificatória, que garantiria o mando de campo no jogo de volta da semifinal e final do 2° turno. Sendo assim, na 8ª e última rodada, a torcida do ASA passaria a torcer não apenas pela vitória alvinegra contra o CEO, em Olho D’água das Flores, mas, também pelo triunfo do CRB diante do arquirrival CSA.
Mais ainda, a melhor tabela para o ASA seria a liderança da fase, o CSA em 2°, o CRB em 3° e qualquer outro clube em quarto lugar. Isso provocaria um confronto CRB x CSA na semifinal do quadrangular. A torcida do alvinegro torceria, sem dúvida, pela vitória do time vermelho e a eliminação do CSA.
Em caso de triunfo do ASA na semifinal, ASA e CRB decidiriam o turno e o próprio campeonato. Nesse caso, o ASA já seria, no mínimo, vice campeão e teria garantido a vaga na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil.
Com relação à disputa pela fuga do rebaixamento, três times estão envolvidos: Penedense, CEO e Coruripe. Coincidentemente, todos esses jogarão em seus domínios, mas terão adversários difíceis pela frente e em busca de algo melhor na competição, Corinthians do Pilar, ASA e CSE, respectivamente estarão do outro lado do gramado.
Na minha modesta opinião, cairão CEO e Coruripe, porque acredito na vitória do time ribeirinho frente ao Corinthians, não apenas porque o time pilarense não vive um bom momento, mas principalmente, pela força do Penedense em seus domínios, ainda mais o time do Baixo São Francisco só depende de si mesmo para se manter na 1ª divisão alagoana de 2013. CEO e Coruripe dependem do resultado do jogo de Penedo.
Obviamente, estamos aqui no campo das especulações e tudo só será conhecido no próximo sábado, entretanto, pelo que vêm apresentando nas últimas rodadas, CSA e ASA despontam como favoritos ao título da temporada.